Entrevista concedida a Alex Bessas (O Papel) - Questão 1

QUESTÃO 1:
A legalização do porte e (principalmente) comércio da cannabis ativa (maconha) é
assunto tabu não só no Brasil. Muito se questiona se é apropriado manter tais proibições e
como tratar os dependentes químicos.
Algumas figuras políticas como Fernado Gabeira e Fernando Henrique Cardoso são
defensores de sua descriminalização. Entre os muitos argumentos esta o enfraquecimento do
crime organizado, mas nem neste aspecto há unanimidade: Bo Mathiasen, representante do
Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, acredita que tal medida não é capaz de
reduzir a força do crime organizado.
Há também quem questione se o uso da droga seria tão nocivo: A Universidade de
Bristol (Reino Unido) por exemplo desenvolveu o “ranking mundial das drogas”, dividindo-as
pelos danos causados aos usuários e a sociedade, nele a cannabis (11°) ficou atrás do tabaco
(9°) e álcool (5°). Por outro lado tem quem diga que o consumo desta é apenas o ponta-pé
inicial para que se conheça produtos mais pesados.
Diante de tudo isso e de seu conhecimento sobre o assunto, você acredita que a droga
deve ser descriminalizada?
(Considere para sua resposta: criminalidade e saúde pública)


RESPOSTA 1:
Droga (do francês drogue, 'ingrediente de tintura ou de substância química e farmacêutica', de origem controversa; provavelmente derivado do neerlandês droge vate, tonéis secos, de onde, por substantivação, droge passou a designar o conteúdo, o 'produto seco'; ou do árabe dúrawá, 'bala de trigo'), em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias - desde o carvão vegetal à aspirina.
Em medicina, refere-se a qualquer substância com o potencial de prevenir ou curar doenças ou aumentar o bem-estar físico ou mental; em farmacologia, refere-se a qualquer agente químico que altera os processos bioquímicos e fisiológicos de tecidos ou organismos. Portanto, droga é uma substância que é, ou pode ser, incluída numa farmacopéia.
Contudo, em um contexto legal e no sentido corrente (fixado depois de quase um século de repressão ao consumo de certas drogas), o termo "droga" refere-se, geralmente, as substâncias psicoativas e, em particular, às drogas ilícitas ou àquelas cujo uso é regulado por lei, por provocarem alterações do estado de consciência do indivíduo, levando-o eventualmente à dependência química(haxixe, ácido lisérgico, mescalina, álcool etc.). Certos fármacos de uso médico controlado, tais como os opiáceos, também podem ser tratados como drogas ilícitas, quando produzidos e comercializados sem controle dos órgãos sanitários ou se consumidos sem prescrição médica.
O termo “legalização” é, muitas vezes, utilizado com abrangências diferentes. Para alguns, significa a descriminalização da posse e do consumo de substâncias como a maconha, enquanto a comercialização e a distribuição continuam sendo consideradas ilegais. Para outros, significa uma ampla descriminalização das drogas, imaginando-se a posse, a venda e a distribuição legais, mas sob leis reguladoras e fiscalizadoras sobre o comércio e a distribuição. Para outros ainda, poderia significar uma mais ampla descriminalização, sem qualquer lei reguladora sobre a posse e comércio das drogas.
Antes de falar em umalegalização do uso de drogas ilícitas no Brasil devemos primeiramente investirbastante na educação de nosso país. Para informarmos a todos que por venturavenham a utilizar, tenha o conhecimento dos seus males e de suas conseqüênciaspara seu desenvolvimento. Portanto, o uso indiscriminado de substancias químico(drogas) poderá envolver pessoas inocentes sem a possibilidade de ao menossaber os males que ela pode lhe ser causada. E que um dos males que a drogacausa a sociedade é a forma de sua comercialização, que deveria ser punida commais rigor e principalmente com penas mais severas para que não haja o tráfico,que acaba aliciando crianças inocentes, e principalmente, causando destruiçõesde famílias, mortes, prostituição, subornos, corrupções, roubos e diversos crimes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário